Fotos: Rosangela Oliveira |
Nosso subprojeto Toca Autoral! finalmente foi apresentado ao universo acadêmico: na última sexta feira (10/11/2023), participei do III Encontro Arte & Sociedade, promovido pelo Nuclearte - Núcleo de pesquisas em sociologia da arte, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - UFBA, em Salvador. O evento aconteceu em dois campi (Ondina e São Lázaro), de 7 a 10 de novembro e contou com diversas palestras, minicursos e grupos de trabalho. O título da apresentação foi: Toca Autoral!: uma iniciativa de fomento e preservação musical como resistência ao mercado da nostalgia.
Nossa apresentação integrou o Grupo de Trabalho 2, Seção 4 (Estudos sobre música, literatura e teatro). Como foi a primeira vez em que o Toca Autoral! foi abordado em uma apresentação acadêmica, a preocupação inicial foi contextualizar o projeto, abrindo possibilidades para análises mais completas posteriormente. Sua origem enquanto experimento multilinguagem, ao mesmo tempo em que uma contraposição ao cenário excessivamente dominado pelos "shows-tributo" e uma maneira concreta de incentivo aos artistas autorais locais foi apresentada aos demais estudiosos da arte presentes, bem como os resultados parciais do experimento, que evidenciam a carência de capacitação aos músicos autorais, em relação à gestão de suas carreiras.
Também foi apresentado ao público, brevemente, um panorama geral sobre a nossa pesquisa, desde a origem com o Memória Musical do Sudoeste da Bahia, projeto 100% independente, passando pelo recorte sobre o rock, em nível de mestrado, que resultou na dissertação A vez dos camisas pretas: memória, formação e consolidação da cena rock de Vitória da Conquista-BA e a etapa atual, em nível de doutoramento, denominado provisoriamente como Entre a cantoria e a cena rock: memória e expressão através da música autoral de Vitória da Conquista-BA, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB que, aliás, apoiou financeiramente a nossa participação no evento.
Considero de grande importância a nossa participação em um evento externo à região sudoeste da Bahia. O tema da música autoral não foi abordado por outros participantes, escancarando a necessidade de discuti-lo e evidenciá-lo através de pesquisas e projetos como o Toca Autoral!, que terá os trabalhos de sua segunda temporada iniciados logo no primeiro bimestre de 2024. No momento, aguardamos os resultados dos editais da Lei Paulo Gustavo em nível estadual e municipal, aos quais enviamos projetos visando a melhoria dos nossos equipamentos e estrutura geral para continuar produzindo. Nos resta esperar.
A participação não se limitou à apresentação: será publicado, em coautoria com meu orientador, o Prof. Felipe Marta, um resumo expandido dentro da mesma temática nos anais do evento, que devem ser publicados no início de 2024, segundo nos informou a coordenação, por e-mail. Nossa intenção é ampliar ainda mais o texto, em formato de artigo, para publicação em periódico. Claro, republicaremos também aqui no site. Algumas zines físicas (a edição nº 1) foram distribuídas (a zine especial do Toca Autoral! apenas existe em formato digital, por falta de apoio para impressões). Confira abaixo, o resumo simples da apresentação:
A capa da zine especial do Toca Autoral!, com os três participantes da I Temporada |
RESUMO: Ao decorrer da nossa pesquisa em memória, ainda em curso, referente à música do sudoeste baiano, percebemos uma crescente tendência, a partir do final da década de 2010, sobretudo no nicho do rock, ao acolhimento da música cover em bares, festivais e outros eventos. A insistente busca pelas execuções dos “clássicos” gerou uma verdadeira obsessão pelos chamados “shows-tributo”, desincentivando, predatoriamente, a produção autoral mesmo de músicos mais experientes. Em resposta ao bordão “toca Raul!”, símbolo da música cover, desenvolvemos um projeto multimídia independente, intitulado Toca Autoral!, como incentivo concreto aos artistas regionais interessados em produzir conteúdo original em áudio, vídeo e texto, gratuitamente, a ser disponibilizado nas principais plataformas de música e vídeo, website e fanzine impressa e virtual. A primeira temporada, publicada em 2023, reuniu três artistas e foi capaz de provocar discussões sobre o tema, além de fornecer, aos participantes, um conjunto de materiais importantes às suas carreiras.
Palavras-chave: música autoral, música independente, memória, rock.
Uma visão geral sobre a nossa pesquisa |
Detalhe da programação do evento impressa |
Confira, abaixo, o slide da apresentação: